Concurso para a reabilitação do CDUP Porto
- Cliente Universidade do Porto
- Data 2013
- Autores B2A + PARQUR
O elemento principal do projeto é um edifício com volumetria de grande extensão e configuração linear que organiza as várias valências desportivas e de apoio. Reforçando o alinhamento poente definido pelo grande campo de jogos, procura em simultâneo reduzir o seu impacto visual e a adequação ao nível das plataformas existentes, encaixando-se no terreno em solução semi-enterrada. A diluição da frente de construção resulta da criação ritmada de cheios e vazios que configura uma série de pátios parcialmente abertos sobre a envolvente.
A terra vegetal resultante das escavações será aproveitada para a criação, no topo norte do terreno, de um talude de protecção de ventos.
Ao nível de acessibilidades, a solução proposta prevê a centralização dos lugares de estacionamento em áreas marginais ao recinto (junto à entrada proposta), permitindo que as vias de circulação interiores do complexo tenham um caráter mais orgânico e que funcionem com um só sentido (pontualmente dois sentidos para cruzamento de veículos), ao mesmo tempo que asseguram o acesso de veículos para manutenção ou em casos de emergência.