Casa Coelho Neto
- Cliente Privado/Private
- Data 2014-2019
- Local Porto
- Fase Concluido/Concluded
- Fotografia Filipe Brandão
Projeto de reabilitação de uma casa do final do século XIX na Rua Coelho Neto, Porto. A casa está implantada num lote exíguo, com frente para a Rua Coelho Neto e a Rua das Oliveirinhas. Embora aparentasse um estado de conservação razoável, todos os elementos de madeira do edifício sofreram um ataque de térmitas, com a excepção das asnas da cobertura e portas dos compartimentos.
Os objetivos do projeto eram adaptar o edifício às exigências contemporâneas de habitação, remover elementos construtivos degradados e realizar intervenções corretivas na estrutura existente. A reabilitação do espaço interior introduz instalações sanitárias condignas e melhora a iluminação e a salubridade dos compartimentos. O estado de degradação acentuado das paredes de tabique motivou a substituição total da compartimentação interior, com a exceção da caixa de escadas. Foi substituído o vigamento existente, por estar fragilizado e significativamente deformado, e demolidas as lajes de betão construídas na parte posterior do edifício.
O projeto mantém as características tipológicas dos edifícios burgueses do Porto: escada central com clarabóia, pé-direito alto, fachadas livres ocupadas por compartimentos principais; e as características construtivas: paredes de pedra, vigamento, asnas e soalhos de madeira. Na fachada posterior foi construído um volume para a cozinha com linguagem contemporânea, que permite manter o acesso ao logradouro e melhorar a iluminação da sala principal. No logradouro foram demolidos todos os anexos, para melhorar a salubridade do piso térreo e criar um espaço exterior aprazível para o usufruto dos habitantes.